sábado, 2 de agosto de 2008

LOMBO ASSADO COM CEBOLAS CARAMELADAS E PINHÕES


Incrível como hoje em dia se encontra tudo pronto ou à um passo de ser servido. Comprei uma embalagem de pinhões cozidos no vapor e embalados à vácuo para matar a vontade de tê-los comido nas festas juninas, o que não ocorreu, até porque cozinhar, descascar um por um, dá muito trabalho. Pois então, comi um montão, por estas festas juninas passadas e umas duas vindouras. Com o restante, pensei, pensei e resolvi acompanhar um lombo de porco que estava na geladeira marinando há algumas horas. Então:


Para o lombo,

500
g de lombo de porco
2 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de azeite
sal e pimenta do reino à gosto.

Deixei o lombo temperado na geladeira marinando por cerca de 6 horas. Assei o lombo por mais ou menos 1 hora e meia, em forno médio. A primeira hora, coberto com papel alumínio pra assar bem e não ressecar e depois descoberto para dourar.

Para as cebolas com pinhões,

1 cebola grande coratada em gomos médios
1 xícara de pinhões cozidos, cortados em lâminas
5 colheres de sopa de azeite.

Dourei as cebolas no azeite, mexendo de vez em quando para não queimar, até elas ficarem bem douradinhas. No finalzinho, acrescentei os pinhões, temperei com sal e pimenta do reino moído na hora e servi por sobre a carne. Ficou muito bom! Ressalto que a pimenta do reino moída na hora deu um sabor muito especial.

Um comentário:

Iliane disse...

otima sugestão êsse lombo que deve ter ficado muito bom...