quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Berinjelas recheadas


Receitas tradicionais de família são muito legais. Você resgata estórias da infância, memórias cheias de afeto e saudade. Essas berinjelas são feitas como ninguém pela sogra. O marido sempre pedia prá eu fazer, mas eu como não sou boba, sabendo que na comparação eu ia perder, sempre me negava. Depois de fazê-lo prometer não comparar as minhas berinjelas com ãs da mãe dele e já assumindo que as dela são infinitamente melhor. Fiz. E ele gostou muito e até falou prá eu por no blog ha ha ! Ficamos todos felizes. Ele que encheu o panduzinho de berinjela e eu ganhei elogios.


Recheei as "berinjas", com carne moída, assim:


2 berinjelas grandes
1/2 kg de carne moída (usei patinho)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 pão amanhecido e deixado de molho em água por alguns minutos
4 colheres de sopa de queijo ralado.


Cortei as berinjelas ao meio no sentido do comprimento, retirei com cuidado a polpa, deixando 1 cm de casca. Deixei de molho na água com sal por 15 minutos (polpa e cascas em formato de barcas).
Enquanto isso, refoguei a carne moída nos temperos. Depois de cozida acrescentei o pão, sem a água, e a polpa da berinjela bem picadinha ( que ficou na água com sal ). Depois de bem cozido e sem água nenhuma, acrescentei o pão amanhecido para dar "liga".
Recheei as barcas de berinjela. Cobri com queijo ralado. Levei ao forno 180 graus por quase 40 minutos, primeiro coberto com papel alumínio uns 25 minutos e depois deixei dourando.
Servi com uns tomatinhos cereja temperados como saladinha

2 comentários:

Isabel de Miranda disse...

E concerteza não ficou nada atráz das da sogra.Ficou divino.Beijinhos

risonha disse...

eu adoro beringelas recheadas.. vou postar umas daqui a dias
e com isto tudo fizeste-me lembrar que tenho uma beringela no frigorífico para ser usada... lol