segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FETUCCINE CARBONARA


Bom, prá acabar com o restinho da pancetta que estava na geladeira, já que ela tem uma curta durabilidade após ser fatiada, eu fiz uma massa à carbonara. Essa receita tem algumas variações. Algumas pessoas fazem de uma maneira e outras um pouquinho diferente e todas querem reivindicar originalidade nas suas receitas. Não tenho essa pretensão. Você pode encontrar receitas que levam queijo pecorino, outras usam parmesão. Algumas receitas levam creme de leite fresco, a panna italiana. A minha receita tirei daqui que é um site italiano.

Usei para dois gulosos:


250g de fetuccine fresco
1 ovo
8 fatias de pancetta
3 colheres de parmesão ralado na hora
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta do reino moidos na hora.

Dourei a pancetta em sua própria gordura, mas não muito. Adicionei o azeite. Reservei.
Bati bem o ovo e acrescentei o queijo, enquanto a massa cozinhava. Tudo pronto, você deve ser rápida. Primeiro, coloque a massa já escorrida na panela onde está a pancetta ( a panela deve estar no fogo baixo). Mexa rápido e delicadamente para misturar a massa ao azeite e pancetta. Acrescente o ovo batido e vá mexendo por cerca de 2 minutos, estará pronto quando estiver cremoso. Cuidado para não passar do ponto senão você terá ovos mexidos rs rs rs

3 comentários:

Valeria disse...

A Carbonara é uma das mais mais aqui de casa.Pena não encontrar Pancetta de boa qualidade...Maravilha ficou a sua!!
Beijos

Isabel de Miranda disse...

Marta deixei um mimo no meu cantinho.Vái levantar;)))beijinhos

Fabrícia disse...

Quem resiete à uma bela massa? Eu não.... delicioso seu prato.
Bjs.