segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SOPA DE SHITAKE E QUEIJO GOUDA



Eu gosto muito de cogumelos. Todos eles: paris, portobelo, shitake, shimeji, os porcinis secos; e a verdade é que fico tentada quando vejo aquelas bandejinhas lindas no supermercado, fico pensando o quanto são nutritivos, e deliciosos; me controlo para não comprar uma de cada variedade e quando chego em casa...frustração! O que vou fazer com isso ?!
Mas, passeando pela blogosfera, certo dia me deparei com a receita dessa sopinha, no blog culinariadazefinha e a guardei na memória para o dia em que trouxesse as bandejinhas do mercado. Pois este dia chegou. A foto não faz justiça ao prato que ficou delicioso. Usei o queijo Gouda por que tinha um pedacinho dele em casa ( manias do marido, graças à ele sempre temos queijinho em casa ).
É uma sopinha bem ralinha, mas a fatia de pão italiano (adaptação minha) no fundo do prato dá uma "sustância" e a camada de queijo em cima, gratinada, dispensa qualquer comentário. Para quem gosta de sopa e cogumelos é um modo diferente de fazê-los.



Para dois gulosos, usei:


500ml de água
1/2 tablete de caldo de legumes sem gordura
4 shitakes, dos grandões
1/4 de cebola picadinha
2 colheres de sopa de azeite
2 fatias de 2 cm de pão italiano
4 colheres de sopa de queijo, usei o gouda mas creio que também ficaria bom com um suíço ou outro meio adoçicado (não use o parmesão, ele é muito salgado!)

Refoguei a cebola no azeite e depois os cogumelos, até ficarem murchos e quase toda a sua água secar.Então adicionei o meio litro de água com o caldo de legumes, deixei ferver, temperei com sal marinho e pimenta do reino moídos na hora. Em dois potinhos, coloquei a fatia de pão no fundo e então a sopa, cobrindo com o queijo. Eu dourei o queijo com o maçarico de cozinha mas se os seus potinhos forem ao forno, você pode usar o queimador do teto do forno .

Um comentário:

Anônimo disse...

Uhuuuuuuu!!! fiquei alucinada com esta receita!
Preciso esperimentar !!!
Conhecendo seu talendo, deve ter ficado muuuito gostosa!

super beijo

Crau