sexta-feira, 9 de maio de 2008

Risoto de pera e gorgonzola


Quando era pequena não gostava muito de misturas doce salgado, achava esquisito. Depois a gente cresce e fica menos bobinha; vai experimentando e acaba gostando, né? Esse risoto é assim. O adocicado da pera casa tão bem com o queijo de sabor forte que é como se tivessem nascido um para o outro. É dessa combinações mágicas que te fazem pensar quem inventou tal coisa? Um gênio!
Para o risoto, a base é um punhado aberto de arroz arbóreo ou carnaroli próprios para risoto. Por favor não use arroz comum, pode ficar gostoso mas não é risoto. Refogue o arroz e cebola picadinha no azeite e sempre mexendo acrescente um cálice grande de vinho branco seco. Quando este secar,  vá acrescentando uma concha do caldo quente. Sempre mexendo. O caldo vai secando e você vai acrescentando caldo aos poucos  até que o arroz cozinhe "al dente".
Para duas pessoas gulosas usei:
Três punhados de arroz
1 pera
1/2 xícara de queijo gorgonzola em pedacinhos
1 litro de caldo de legumes (1 tablete)
Feito o processo básico,  coloque as peras em cubos e o queijo, acrescente uma colher de sobremesa de manteiga, umas 3 colheres de sopa de parmesão ralado na hora e pode servir. O risoto deve ficar cremoso de comer com colher.

2 comentários:

Rossana Piva disse...

Olá Marta

Seu blog é delicioso, amei...

Parabéns

bjs

Rossana

Iliane disse...

para mim..rissoto é a comida que mais amo..é conford food mesmooo..amei seu rissto de pêra com gorgonzola..receita por fazer..ficou incrivel a foto..bjus