quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bavette alho e óleo com crocantes de bacon


O título pode até impressionar mas, não existe coisa mais fácil de ser feita. Massa é sempre assim, aceita diversos ingredientes, é rápida de ser preparada e deliciosa. Hoje, depois de almoçarmos tarde, embora deliciosamente, na *Brasserie Victoria até achei que não ia rolar jantar. Mas o marido começou a rondar a geladeira e antes que ele atacasse com aquelas misturebas de gordo, tipo gengibre em conserva com pimenta biquinho e relish de pepino ( ÉEEECA! ) resolvi fazer alguma coisa e tinha que ser rápido, antes que tivesse que socorrê-lo no sofá, reclamando de azia depois de ter se fartado com um potinho de especialidades ácidas tão discordantes. Foi assim que surgiu a receitinha de hoje.
Bom, o bavette é uma massa parecida com um espaguete um pouco achatadinho, você pode fazer com espaguete, não vai mudar nada. O alho, usei o espremedor, logo após retirar aquele filetinho de dentro, quando se corta no sentido do comprimento. Dizem que a digestão fica melhor e parece ser verdade.

Para dois gulosos, usei :

250 g de bavette cozida conforme embalagem, em água bem salgadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de bacon em tirinhas
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsinha picadinha
sal à gosto.


No azeite dourei o alho e retirei da panela, reservando-o. No mesmo azeite, dourei o bacon. Retirei e reservei. E finalmente a salsinha, porque ao esquentá-la no azeite o seu aroma e sabor são despertados. Então, coloquei tudo sobre a massa quente, acrescentei um pouquinho de sal que faltava e após mexer rapidamente, servi.



* casa de comida árabe em São Paulo, visitada pela segunda vez, já que na primeira não fomos felizes, sei lá, não tava nada bom, mas hoje, que delícia ! Kafta com gostinho de brasa de churrasco e mjadra que é um arroz com lentilhas e cebolas fritas, pão sírio quentinho feito na hora, e prá fechar com chave de ouro, um ataif com recheio de natas, inesquecível. Já sonho com o dia de voltar lá !!!

domingo, 6 de julho de 2008

FILEZINHOS AO MOLHO MOSTARDA


Prá variar um pouco fiz esses filés com um molho mostarda ao meu modo.

Na chapa bem quente, grelhei os filés sem tempero, primeiro de um lado, e após virá-los temperei com sal marinho e pimenta do reino moídos na hora. Quando prontos temperei o outro lado.Guardei dentro do forno quentinho pra não esfriar. E na chapa quente, coloquei um fiozinho de azeite e dourei meia cebola pequena bem picadinha, quando já estavam macias, virei uma taça de vinho branco e antes do vinho evaporar por completo acrescentei meia xícara de creme de leite ( usei o de lata light ) e três colheres de sopa rasas de uma boa mostarda, acrescentei alguns grãos de mostarda prá dar um "tchans" e servi sobre os filés, com arroz branco e brócolis ao azeite e alho.

MUFFINS DE CEREJA E MAÇÃ, GENGIBRE E CANELA




O marido vive falando que eu sou complicada porque não como frutas simplesmente como elas são encontradas na natureza, é um defeito eu assumo, tenho que fazer alguma coisa com elas, transformá-las em tortinhas, panquecas, doces ou muffins. Um mau exemplo que ninguém deve seguir. Comer frutas frescas é saudável, eu sei, mas prefiro as verduras e legumes. Então,  toda vez que o marido vai comer uma fruta ele me obriga a comer também.
Dessa vez ele chegou com dois pacotinhos de cerejas frescas, lindas, carnudas e bem vermelhinhas. Uma dúvida, onde são encontradas cerejas à esta época do ano ?
O destino de parte delas foi enriquecer uns muffins que por sinal ficaram deliciosos.
Aproveitando o embalo usei a metade da massa para fazer outros de maçã, gengibre e canela que ficaram perfumadíssimos e também muito bons.
Para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (usei 1/2 xícara de açúcar light )
10 colheres de sopa de manteiga ( derretida )
2 ovos
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pote de iogurte (usei o desnatado )
raspas de limão


Misturei tudo muito bem, e depois dividi a massa em duas partes iguais. Em uma parte acrescentei as cerejas frescas, e em outra maçãs picadas, um pouqinho de gengibre ralado (uma colherinha de chá ) e canela. Assei as delícias no forno médio em forminha de silicone que não precisa ser untada, por cerca de 30 minutos.