quarta-feira, 19 de março de 2008

bracciolas com parafuso integral


Como não fico sem massa, estou aderindo às integrais prá tentar ser mais saúdavel. Essa, fiz acompanhada de Bracciolas ou Bifê à rolê como é conhecido por essas bandas. Recheadas de cenouras e alho poró cortados à Juliene (tiras bem fininhas). Tá bom, tá bom ! Confesso que coloquei umas tirinhas de bacon também, mas foi bem pouquinho... por favor, sem stress! Usei somente dois filés de contra filé sem a gordura, bem batidinhos para ficarem bem grandes. Temperei-os com sal e pimenta do reino, espalhei os legumes e o famigerado bacon, enrolei e fixei com linha ( que retirei após o cozimento,  é claro! ).
Selei na panela quente, e quando já estavam dourados acrescentei meia cebola picada,  um dente de alho picado,  dois tomatinhos sem pele picados,  um pouco de polpa de tomate (meia xícara) sal e pimenta. Depois de cozido por uns 5 minutos na pressão, deixei o molho encorpar por mais um tempo sobre o fogo e então servi sobre a massa. Hummmm.

Espaguete ao limão


Pelo nome do Blog se imagina o quanto sou apaixonada por massas, não é? Elas são incrivelmente versáteis, deliciosas, nutritivas e servem bem tanto numa refeiçãozinha rápida quanto um jantarzinho especial. Bom, esta receita de hoje foi para um jantarzinho rápido. Havia algum tempo queria provar massa com limão. Busquei algumas receitas e a maioria delas levava creme de leite fresco. Como estou tentando reduzir calorias (já que não vou me privar de comer coisas boas...) fiz essa sem creme que encontrei num site bem legal de receitas originais italianas, aqui
http://www.italiaoggi.com.br.

Misturei bem

2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
2 colheres de sopa de manjericão picadinho
Um pouquinho de salsinha e cebolinha, também picadinhos.
Misturei à massa bem quente, cozida al dente e polvilhei com parmesão ralado na hora.Acho que a foto não ficou tão boa quanto o prato mas...

sábado, 15 de março de 2008

Bolo de Chocolate


Há tempos vinha procurando uma receita de bolo de chocolate, daquele que fica bem escurinho e macio. Já havia desistido e me rendido aos "de caixinha" quando tomei coragem e fiz essa receita. Adorei! Ficou delicioso! Pretinho, macio, puro chocolate. O recheio foi simplesinho porque realmente não acreditava que ele pudesse merecer um recheio SUPER. Fiz um creminho com leite condensado (meia lata que tinha na geladeira), leite e baunilha (tá certo que quando vi que ele merecia, usei minha fava de baunilha hi hi ) e alguns moranguinhos. Você pode rechear à vontade e com carinho. Vale à pena.


Bolo de chocolate

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de margarina derretida
1 xícara de água morna
3 ovos
1 colher de sopa de fermento

Primeiro bati as claras em neve e reservei depois bati bem as gemas com o açúcar até ficar mais claro e aumentar um pouco de volume, acrescentei a margarina e bati por bastante tempo. Por fim a farinha e o fermento peneirados, e finalmente as claras de forma delicada. Assei em forma untada e polvilhada de farinha, em forno médio (180') por 35 minutos.
Para a cobertura usei ganache (chocolate derretido em banho Maria unido à mesma parte de creme de leite)