domingo, 24 de fevereiro de 2008

Costelinhas de Porco Agridoce com Orecchiette ao Pesto de Salsinha


Domingo, resolvi assar as costelinhas de porco e fazer uma massinha com a idéia do pesto de salsinha que comemos no Mestiço (São Paulo). Prá falar a verdade, o do restaurante era maravilhoso mas, o meu... bom, continuo preferindo o de manjericão! Também tenho uma teoria de que homens não gostam de molho Pesto rs rs, ou talvez só o meu! O marido nunca pede. Mas as costelinhas ele aprovou.

Para as costelinhas:

Usei meio kilo delas (use 4 para cada "comensal")
2 dentes de alho
raspas e suco de limão, alecrim, pimenta do reino, hortelã, sal, azeite
1 colher de sopa de mel
Assei com batatas e maçãs cortadas em gomos, por cerca de 1hora.

Já para o pesto:

1 maço de salsinha
1 dente de alho
6 amêndoas torradas (na falta do pinhole)
sal , azeite
4 colheres de sopa de parmesão ralado

Macerei a salsa com o alho e as amêndoas. Juntei o azeite, o sal, e o parmesão. Uni à massa quente e al dente.


Sobremesa: Torta de Maçã Crispy



Um conselho, coma a tortinha no dia seguinte, ela fica muito mais saborosa e firminha, acompanhada de um chá quentinho, huumm! O meu favorito é o Earl Grey, com aquele aroma de bergamota. Delicioso.

Para a torta:
1/2 xícara de acúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 ovo grande batido
1/4 xícara de açucar mascavo
1 1/2colher chá canela em pó
4 maçãs
1 limão (suco e raspas)
3 colheres de manteiga gelada
1 1/2colher de açúcar baunilhado ( se você não tem tudo bem, eu usei o meu que a minha cunhada Déborah trouxe do s Estados Unidos...)

Cortei as maçãs em fatias fininhas, deixando-as no suco de limão para não escurecer.Misturei a farinha, o ovo, o fermento, e o açúcar branco até formar uma massa tipo de bolo (se ficar muito firme coloque um tiquinho de leite, mas só um tiquinho).
Depois intercalei, numa assadeira redonda de 20cm untada com manteiga, camadas de maças, o açúcar mascavo com a canela, pedacinhos de manteiga, e maçãs.Até acabar.Por último cobri com a massa.Assei em forno alto por 10 minutos e depois em forno baixo por mais 25 para a massa não queimar.Ah! É melhor colocar a assadeira dentro de outra para levar ao forno, senão as maçãs queimam.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Espaguete com espinafres, presunto cru, e queijo Roquefort


Na sexta-feira preparei este espaguete no almoço. Aproveitei o espinafre orgânico de folinhas miúdas e fresquinho que tinha comprado. O presunto cru já tinha em casa bem como o queijo roquefort (coisas que o marido não deixa faltar... bem como seus sorvetes rs,  bom mais isso é outra estória). Achei que ficou bem gostoso, mas penso que um queijinho mais suave também possa ficar bem legal. Bom, o marido e a "secretária do lar" aprovaram. Vamos lá, prá três pessoas usei:
300g de espaguete
50g de queijo roquefort (gorgonzola)quebradinho
6 fatias de presunto cru, em tirinhas
150g de espinafre
1 dente de alho
tomilho, orégano, manjericão, sal e pimente do reino.

Dourei um dentinho de alho no azeite, juntei folhinhas de tomilho, orégano e manjericão frescos e então o presunto cru por mais uns três minutos. Reservei. Quando o espaguete já estava "al dente" levei-o até o molho, acrescentei o espinafre
picadinho e o queijo, misturei e pronto.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bolinhos de Carne Recheados com Queijo Coalho



Hoje é dia de estréia !!!

Apesar do nome do blog, escolhi o tradicional arroz com feijão prá começar. Fim de semana na casa de campo, nada tão bom quanto o básico, já que durante a semana é tanta correria que às vezes comemos fora ou fazemos um lanchinho.
Fiz um saladinha de alface, tomate e agrião baby, o arroz e o feijão feitinhos na hora huuummm! Pra acompanhar uns bolinhos de carne com recheio de queijo coalho que fiz rapidinho assim:

Meio kilo de patinho moído
meia cebola picadinha
dois dentinhos de alho também picadinho
duas fatias de pão integral
um ovo
salsinha, cebolinha, pimenta do reino e meio dedinho de moça à seu gosto. misturei tudinho, recheei com um pedacinho de queijo e fritei no oléo bem quentinho.